quinta-feira, 23 de julho de 2009

Uma breve definição do gênero textual: Crônica

Mas o que é crônica?
Este tipo textual lido todos os dias ou semanalmente em jornais e revistas por leitores, que muitas das vezes, nem sabem distingui-los dos outros textos e notícias veiculadas nestes meios de comunicação, porém fazem-nos refletir sobre os acontecimentos cotidianos através do entretenimento e do cômico, é denominado Crônica.
A palavra crônica origina-se dos vocábulos grego, Khrónos, e do latino, Chronica, que significam tempo, por isso, uma das características principais deste gênero textual é o seu caráter contemporâneo, visto que analisa e relata por meio de um olhar atento e, fazendo uso de uma linguagem artística e descontraída os fatos do dia-a-dia.
As pessoas que escrevem crônicas são chamadas de cronistas e possuem a função de escrever textos que abordem assuntos importantes de forma descontraída e casual, sem ser descompromissado.
A história da crônica no Brasil se confunde com a própria trajetória do jornalismo contemporâneo. Vinculada ao entretenimento, de um modo geral, ela começou a consolidar-se no país em meados do século XIX e, desde então, tornou-se um gênero quase obrigatório nos jornais brasileiros. Ligado em sua gênese ao folhetim, isto é, o espaço plural que abrigava uma série de textos voltados ao entretenimento, o termo crônica, durante este período, esteve associado a escritos sobre os mais variados assuntos, da política ao teatro, dos eventos sociais aristocráticos aos esportivos, dos acontecimentos do dia-a-dia ao universo íntimo de cada autor. Hoje o gênero textual crônica está cada vez mais ligado ao cunho jornalístico, devido ao seu ritmo rápido e sua efemeridade, onde o texto flui sem subterfúgios e de acordo com o gosto ágil exigido pelos ledores dos periódicos em circulação.

Um comentário: