segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Inimigo do Mundo de Leonel Caldela (Jambo Editora)

Por Hans Paul Mösl Junior

Olá, camaradas internautas.

Temos aqui um romance de fantasia de um escritor brasileiro.

Acompanhei parte de seus trabalhos, li muitos de seus contos publicados na revista de RPG Dragão Brasil e posso dizer que ele possui um estilo literário bem interessante.

O Inimigo do Mundo conta a história de um grupo de companheiros que vagam pelo mundo caçando um assassino estranho e perigoso. Paralelamente a esta história, uma outra se desdobra em uma esfera maior. No mundo fantástico onde o romance se passa existem Deuses, com suas vidas, preocupações e dificuldades.

De forma bem articulada as histórias influenciam-se, tornando o desdobramento envolvente. O que mais impressiona é a capacidade do escritor de descrever o ambiente. Sua narrativa passa sensações e ideias de forma bem clara, tornando fácil a construção do universo lúdico da história. Os acontecimentos vão se sucedendo em grande velocidade, o que impede a monotonia da leitura. Cada página um novo estímulo, uma nova revelação.

Uma história de monstros fantásticos, poderio mágico, deuses poderosos, heróis antagônicos e um vilão que amadurece ao longo da história. E no meio de tudo Horror, um mal maior e sem explicação.

Algo importante deve ser visto, porém. O romance de Leonel Caldela usa como pano de fundo um cenário de RPG de nome Tormenta. Conhecendo o cenário, a leitura é fácil. Tive muitas referências. A leitura desse livro por uma pessoa “leiga”, por assim dizer, pode complicar a sua compreensão. O escritor parece compensar isso com constantes explicações e descrições.

Concluindo, considero o livro muito interessante, cada página valeu sua leitura, e a técnica de descrição e narrativa do escritor consegue passar muito bem as sensações e ideias de um livro que envolve horror, fantasia, monstros incompreensíveis e heróis.

Grande abraço para todos.

Em breve escreverei sobre o segundo livro da trilogia de Leonel Caldela: O Crânio e o Corvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário