sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Subversa Recomenda

"O Leitor" (The Reader)



Atendendo a recomendações intimativas para assistir ao filme “O Leitor” (The Reader), do diretor inglês Stephen Daldry, senti-me tentado (obrigado) a descobrir o que a obra guardava de tão especial, além das 5 indicações da Academia (melhor atriz, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor filme e melhor diretor).
Fazia tempo mesmo que já haviam comentado sobre o filme comigo (que, vale lembrar, é baseado no livro homônimo do escritor alemão Bernhard Schilnk) e vez e outra ouvia o seu nome em conversas casuais; enfim, desde que foi lançado nos cinemas brasileiros, no início deste ano, interessei-me por ele por trazer como protagonista a vencedora do Oscar ’09, Kate Winslet (aquela mesma de “Titanic” e “O Amor Não Tira Férias”), que, previsivelmente bela, surpreendeu com uma excelente atuação.
A história começa no ano de 1995, quando Michael Berg, um homem melancólico, interpretado por Ralph Fiennes, relembra um passado distante que, no entanto, é elemento determinante para entender o seu presente. Um flashback repentino leva o enredo para o final da década de 50, na Alemanha Ocidental, quando o jovem Michael, de apenas 15 anos e acometido de escarlatina, é socorrido pela já madura e misteriosa Hanna Schmitz, interpretada por Kate Winslet, envolvendo-se com esta num romance arrebatador. O menino vive seu primeiro amor e tem sua vida transformada completamente.
O título do filme faz referência a uma característica especial do relacionamento dos dois. Nos encontros amorosos, Hanna interessa-se pelas atividades de Michael na escola, em destaque a literatura. A partir de então, pede sempre para que o jovem leia algumas das obras clássicas que estuda, revelando um incomum interesse pelas leituras.
Uma grande reviravolta e alguns saltos no tempo mudam totalmente o quadro da história. A cada minuto mais envolvente, o drama de Daldry expressa de forma veemente até que ponto podem ser questionadas nossas maiores verdades. Para o universo das Letras, acrescenta-se, ainda, o quão longe podem nos levar as palavras e seu poder de humanização. Assim como é apontado no filme, o mistério é característica fundamental na literatura ocidental, sendo confirmada a tese pelos personagens de “O Leitor”, que trazem consigo um grande segredo, elemento imprescindível para o desvelar de sua trama.

Título: "O Leitor" (The Reader)
País de origem: EUA/Alemanha
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Duração: 124 minutos
Ano de lançamento: 2008

Um comentário:

  1. O filme me parece muito interessante, todas as resenhas e críticas que li falam bem dele, contudo, aqui em SP as redes de cinema fazem uma segregação doas filmes, escolhendo regiões mais nobre para apresentá-los, impedidndo que o proletariado possa apreciá-lo, o que só piora com a falência das locadoras.

    ResponderExcluir