terça-feira, 11 de agosto de 2009

Subversa recomenda...


Na última sexta feira, a Subversa marcou a sua notável presença no clássico palco niteroiense do Centro de Artes da UFF, na noite de estreia de mais um espetáculo teatral cômico, estrelado pela veterana atriz global Elizabeth Savala. Neste monólogo intitulado de Friziléia, a atriz se personifica em uma mulher comum, síntese da Amélia à brasileira, que exausta de ver seus sonhos reprimidos em defesa de valores sociais e familiares, ou por falta de coragem/iniciativa de combatê-los, encontra-se à beira de um ataque de nervos e uma consequente crise de identidade.
Durante os ligeiros 90 minutos, a hilária operária do lar consegue a façanha de divertir e atrair emocionalmente os espectadores presentes, principalmente as espectadoras e, fazê-las protagonistas da história ficcional, fielmente imitada pela realidade, além de permitir a reflexão sobre a árdua tarefa de ser uma mulher pós-moderna, mesmo convivendo num meio de costumes e instituições passadistas, que nos remetem para o período medieval.
Enfim, a tragicomédia “Friziléia” apresenta como mote a revisão pessoal que a personagem faz, utilizando-se das tonalidades cômicas, dos sonhos da juventude e das escolhas que a levaram ao aparente beco sem saída em que se encontra – um casamento sem vitalidade, mantido por inércia e nenhuma realização pessoal. O espetáculo resulta em entretenimento de qualidade, sem ambições, mas também sem apelo à vulgaridade.
É interessante esclarecer que a Subversa não se restringe a recomendar aos nossos saudosos e assíduos leitores espetáculos artísticos inseridos nesta categoria literária, porém a oferta de produções artísticas desta natureza apresenta-se em número exorbitante, tanto em nossa querida Niterói, quanto nos palcos cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário